quarta-feira, 10 de outubro de 2012

Abóbora recheada com camarão e delicias

Boa tarde...

Hoje resolvi postar uma comida bem diferente... Estava a fazer compras no continente e deparei-me com estas pequenas maravilhas na secção de legumes, e não consegui resistir. Como estamos cada vez mais próximos do Halloween deixo aqui esta sugestão que, garanto, satisfaz todos os sentidos!!

Quando vi estas abóboras pequenas resolvi logo fazer umas abóboras recheadas no forno. O problema maior foi decidir com que ingredientes iria rechear. Lembrei-me de carne picada, camarão, frango, perú... E fiquei-me pelo camarão. Fui pesquisar a melhor maneira de fazer esta delícia, mas como não encontrei nenhuma receita que me satisfizesse totalmente resolvi partir do zero e fazer tudo à minha maneira.





Posso garantir que me deliciei... 

Mesmo o Tó-Zé, que mal chegou a casa disse logo "olha que eu não gosto nada de abóbora..." (que grande incentivo, não??) comeu tudo e garantiu logo "estava mesmo bom!!!".
Por isso não tenham medo de arriscar com ingredientes que não gostam muito, porque basta uns pequenos truques e algumas especiarias e quase tudo fica diferente!!!

O único arrependimento não é culpa minha... Como estou numa casa alugada o forno já é bem antigo e não aquece por cima, logo não consigo gratinar de forma a que o queijo tenha aquele aspecto dourado divino, que dá logo vontade de dar uma trinca... :)
Para duas pessoas:
 

Ingredientes:


·         2 abóboras pequenas (tamanho de uma porção de refeição)
·         1 tomate depelado cortados em cubos
·         1 cebola pequena cortada em rodelas
·         3 dentes de alho
·         Meia colher de sopa de açafrão das indias
·         1 colher de chá de tomilho
·         Azeite qb
·         1 colheres de chá de sal grosso
·         2 pacotes de 10g de manteiga de alho e salsa
·         150g de miolo de camarão
·         100g de delicias cortadas em cubos
·         Meio pimento vermelho cortado em tiras
·         100 ml de natas
·         Queijo emental qb
·         4 camarões inteiros cozidos (para decorar)




Preparação:
Cortar a tampa das abóboras, retirar as sementes, fechar de novo com a tampa e levar ao microondas por 8 minutos a 790w. Abrir a tampa e retirar um pouco da polpa da abóbora com o auxílio de uma colher.
Numa panela refogar a cebola e os alhos com azeite, o açafrão e o tomilho ate dourar as cebolas. Juntar o pimento vermelho, o tomate, a polpa da abóbora e o sal. Mexer bem, juntar o miolo de camarão, envolver tudo e deixar refogar junto. Juntar as natas e deixar cozinhar mais um pouco até os camarões estarem cozidos e o preparado bem aveludado. Provar o tempero, desligar do lume e juntar as delicias do mar. Deixar o recheio esfriar um pouco.
Colocar em cada abóbora 10g de manteiga com alho e salsa e com a mão “untar” a abóbora com a manteiga, e pincelar por fora com azeite. Colocar o recheio em cada abóbora, finalizar com o queijo emental. Levar ao forno envolto em papel de prata durante 20 minutos para gratinar. Abrir o papel de prata, retirar a tampa da abóbora para fora do forno e deixar gratinar mais 10 minutos destapado.
Retirar do forno e servir decorado com camarões.

BOM APETITE!!!  

Como a minha mãe viu este post das aboboras recheadas também quis provar, só que não havia abóboras pequenas...
Não há problema nenhum!!!  Comprei uma maior (que ainda assim cabia no microondas), tripliquei a receita, a abóbora foi 16 min ao microondas e os camarões para enfeitar foram fritos...
Eis o resultado final:


4 comentários:

  1. Tu es mesmo uma genia.... fico espantada contigo parabéns minha rica filha.O Tó Zé é que tem sorte de ter arranjado uma perola rara como tu....beijos

    ResponderEliminar
  2. Sou LOUCA por camarões, e seu Blog é uma TENTAÇÃO.
    Beijos Márcia 
     
    http://decolherpracolher.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. É muito original e tem uma linda apresentação. Vou fazer muito em breve. Muito Agradecida .
    Isabel

    ResponderEliminar