quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Tiramissu num jantar de Natal com os amigos - Yammi

Bom dia!

Já há algum tempo que estávamos a preparar um jantar natalício com os amigos. A ideia? Cada um leva uma coisa, e comemos todos juntos entre risos e conversas! Eu e o Tó fiquei encarregue de um prato de casa e uma sobremesa. A A. e o J. um prato de peixe e uma sobremesa. O M. e a A. uma entrada e as bebidas e a N. uma entrada. Conclusão? Mesa farta, cheia de boa gente, boas conversas, enfim, bons momentos.


O meu prato de carne foi decidido por ser simples e prático: Um folhado com carne picada e queijo. Afinal como foi cá em casa ainda tinha de preparar a mesa, Fazer uma saladinha.. arrumar a casa.. hehehe.. Assim este era num instante!



Quanto à sobremesa também estava decidida: tarte de amêndoa! Ou pelo menos era o que eu achava...  Nada disso! o M. fez-me um pedido especial: ele, que não gosta de doces, gosta de tiramisu.. será que eu poderia preparar para o jantar??? Foi algo como "vá lá! eu vou já comprar os ingredientes!!!"... e eu, que nunca tinha feito tal... lá aceitei!! E isto tudo no dia anterior ao dito jantar de domingo!



Mal será preciso dize que mal cheguei a casa fui logo ver no livro base da Yammi se haveria alguma receita.. e não é que encontrei! Foi essa mesma que fiz, só acrescentei whisky para dar um ligeiro toque a alcool... e ficou muito bom!



Acho que percebo o porquê do M. querer esta sobremesa... É muito pouco doce, o que a torna excelente para jantares fartos em que estamos cheios mas queremos acabar com estilo!!

Ingredientes:

6 ovos
500g de queijo mascarpone
40g de amêndoa moida
Palitos de champagne qb (usei 1 embalagem e meia)
1 pitada de sal
120g de açúcar
gotas de sumo de limão
4 colheres de sopa de whisky
400ml de café já preparado
cacau amargo qb



No copo da yammy coloque  o misturador e junte as claras com a pitada de sal e as gotas de limão e programe 4 minutos na vel 4. Junte 60g de açúcar e progrme mais 1 minuto na vel 4. Retire as claras montadas e reserve.
Coloque no copo ainda com o misturador (e sem lavar) as gemas com o açúcar e programe 2 minutos na velocidade 4. Junte o queijo e a amêndoa e programe mais 1 minuto na vel 4.Envolva de seguida num recipiente com as claras e reserve. Num pirex coloque um pouco desta mistura. Junte o whisky ao café preparado e de seguida coloque uma camada de palitos embebidos na mistura de cafe e bem escorridos. Acrescente novamente o creme, mais uma camada de palitos e por fim o creme. Leve ao frigorífico até servir (no mínimo 2 horas). Na hora de servir polvilhe com cacau amargo.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

5 comentários:

  1. Fiz tiramisu há pouco tempo! O meu marido adora! Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Tem mesmo um excelente aspecto, é uma sobremesa deliciosa!

    ResponderEliminar
  3. também adoro tiramisu e já não me lembro da última vez que o fiz. Já tinha visto essa receita e ficou-me debaixo de olho ;)
    Desejo-te um feliz ano 2016, que entres com o pé direito e junto de quem mais amas : )
    Gulosoqb

    ResponderEliminar
  4. Ainda bem que insistiram contigo, assim pudeste fazer essa maravilha! Que aspeto :)

    ResponderEliminar
  5. Nunca a fiz mas tenho imensa curiosidade em experimentar :P

    Já anotei a receita!!

    Feliz 2016

    De aprendiz a chef

    ResponderEliminar