terça-feira, 28 de maio de 2019

Tarte de limão paleo

Bom dia,

Esta semana tive folga num sábado, coisa que não é costume, tendo em conta que as minhas folgas habituais são durante a semana. Tinha já planeado um dia para relaxar, ler e apanhar sol, quando descubro que uma amiga minha estaria de folga no mesmo dia! Bastou uns minutos de conversa para planearmos estar juntas e aproveitar o solinho em conjunto. Os respectivos é que, esta do eles a trabalhar, aproveitaram a deixa para pedir um jantar para os 4 e assim, de repente, ja tinha o dia ocupado!



Assim sendo, e como não tinha nada programado, decidi fazer uma sobremesa rápida e simples. Depois de alguma pesquisa? E de ganhar inspiração nalgumas receitas, decidi-me por fazer uma tarte de limão. Não queria colocar farinha de trigo, nem queria colocar açucares refinados e por isso decidi por uma mistura de farinha de coco e polvilho doce e quando aos açucares decidi pelo de coco. Como não sou fã deste açucar, decidi usar menos e juntar também tâmaras e mel para atenuar o sabor.



E não é que ficou aprovado? Feito sem seguir receitas, só inventando daqui e testando dali, ficou uma sobremesa bem simples de fazer e ainda mais simples de comer!

Ingredientes:

1 limão
4 ovos
100g de açucar de coco
2 tâmaras medjal
2 colheres de sopa de mel
100g de manteiga
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de fermento
1 colher de sopa bem cheia de farinha de coco
1 colher de sopa bem cheia de polvilho doce

Comece por pré aquecer o forno a 180 graus (resistência de baixo).
Lave muito bem o limão, seque e comum descascador descasque a pele do limão, de forma a evitar a partge branca do mesmo e coloque as cascas no liquidificador. De seguida com uma faca retire a parte branca e corte os gomos do limão (evitando as “peles” laterais), retire também os caroços e junte os gomos do limão na liquidificadora. Acrescente o açucar de coco, as tâmaras e o mel, junte a manteiga a temperatura ambiente (ou coloque uns segundos no microondas para ficar mais mole), a essência de baunilha, fermento e a farinha de coco e o polvilho doce, feche bem e ligue a maquina no máximo até que todos os ingredientes estejam triturados e envolvidos, formando uma mistura semelhante a uma massa de bolo.
Numa forma de 20 cm de diâmetro, de fundo amovível, unte com manteiga e coloque papel vegetal, voltando a untar com manteiga. Coloque a massa por cima e leve ao forno cerca de 40 minutos. Retire e deixe arrefecer.



Espero que gostem,
Beijinhos,
Su

2 comentários:

  1. Que maravilha,...excelente sugestão!
    Beijinhos,
    Espero por ti em:
    strawberrycandymoreira.blogspot.pt
    http://www.facebook.com/omeurefugioculinario
    https://www.instagram.com/marysolianimoreira

    ResponderEliminar