Bom dia!
A minha família tem uma tradição muito particular: todos os anos no dia 15 de Agosto há um pic nic com toda a gente. E isto pode envolver até mais de 100 pessoas!
A ideia é simples um momento de convívio entre familiares e amigos próximos. Um dia alegre e divertido em que a ideia é cada um trás uma entrada e uma sobremesa. É chegar às 10 e sair às 22, e desde manha á noite são feitos belos petiscos como arroz de feijão, caldo verde, carnes várias, e entradinhas deliciosas.
E todos os anos há mexilhões preparados pelo meu padrinho que são simplesmente divinais... e já há 6 anos (desde que me mudei para os Açores) que eu perco este evento...
Mas este ano decidi trazer um pouco do pic nic familiar para cá, e decidi juntar uns amigos muito especias, uma receita deliciosa (que confirmei com o mestre) e a vontade de falar, rir e petiscar com um jantar cá em casa... e Acreditem que todos aprovaram!
O grande herói foi o cortador de legumes da Borner, que me deu uma grande ajuda na hora de preparar os legumes para este petisco.. seja a cenoura, pimentos, aipo e alho francês... ficou tudo na perfeição e preparado num instante!
Ingredientes:
2 sacos de mexilhões frescos
1 alho francês
1 pimento vermelho
1 pimento verde
sal grosso
Moinho de pimentas
1 pedaço de aipo
1 cebola
6 dentes de alho esmagados
200ml de vinho branco
Comece por arranjar os mexilhões retirando a "barba" e lavando bem. De seguida, e com a ajuda do cortador de legumes da borner e da saladeira corte tiras de todos os legumes acima (usei para isso o cortador de lâmina em V e o cortador de laminas mais fino.
Numa panela coloque uma camada de mexilhões, tempere com sal e pimenta, coloque 3 dentes de alho e metade dos legumes cortados De seguida repita todas as camadas, tape e leve ao lume até os mexilhoes abrirem (cerca de 15 minutos). Misture bem tudo, coloque o vinho branco e deixe mais uns minutos. Sirva quente acompanhada por um belo pão.
Espero que gostem,
Beijinhos,
Su
Nunca comi mexilhão, mas que bom que deve ser! Beijinhos
ResponderEliminaradoro mexilhão sempre tão carnudos e saborosos e ai está uma bela forma de os fazer.
ResponderEliminarO Cantinho dos Gulosos
É uma tradição muito engraçada! Aposto que os mexilhões ajudaram a festa ;)
ResponderEliminar