segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

Empadao de carne na Yammi 2

Bom dia!

Há imenso tempo... já nem vos consigo dizer quanto, mas penso que ainda era criança.. que não como empadão!



É uma comidinha bem simples, prática e rápida e tem para mim uma vantagem enorme.. dá para fazer um tabuleiro grande, o que significa que tenho comida para levar nas marmitas! É uma comida reconfortante que aaguenta muito bem no frigorífico e que fica óptima reaquecida!



E por isso mesmo resolvi fazer. Para me facilitar a vida, e para testar a Yammi resolvi fazer tudo nela. Ficou óptimo mas tenho 2 reparos a fazer: Tentei fazer o puré como dizia na receita, mas cedo reparei que o misturador saia do seu sítio (e sim, a batata tava cortada bem pequena). Assim sendo aconcelho a fazer sem misturador, retirar a batata na altura de por o leite e aí juntar o misturador! E sim, seria bem mais rápido se preparasse a carne na Yammi e o puré numa panela ao mesmo tempo.. Assim a comida ficaria pronta em menos de nada.. e mais rápido ainda com aqueles preparados já feitos para puré, mas confesso que com batatinha caseirinha fica bem mais saudável!



Sendo o puré algo que o Tó não aprecia muito não tinha grandes espectativas ao que ele iria achar.. e como estava enganada! Ele gostou imenso! Quem diria! hehehe



Ingredientes:

(para o pure)
1000g de batata em cubos pequenos
150g de agua
50g de margarina
100g de leite
Sal, pimenta e noz moscada



No copo da Yammi2 coloque as batatas em cubos pequenos, sal e a agua e programe 17 min na temperatura 120 e vel 1. Retire as batatas para um recipiente, coloque o misturador, junte o leite, a margarina e a batata e programe 1 minuto na vel 4.



(para a carne)
500g de carne picada
50g de bacon
1 cenoura
3 dentes de alho
50ml de vinho branco
Sal grosso
150g de tomate sem cubos (lata)
1 cebola
100g de polpa de tomate
2 folhas de louro
Queijo ralado qb

Tempere a carne com vinho, sal e piri piri e resrrve. No copo coloque a cenoura e a cebola em pedaços junto com o tomate, os alhos e o bacon e programe 20 seg na vel 5. Junte o azeite e as folhas de louro e programe 5 min na vel 1. Junte a carne com a polpa de tomate e programe 15 min a 100graus na vel 1.

Num pirex coloque metade do pure, a carne, queijo ralado por cima e por fim o restante puré. Leve ao forno a 180 graus cerca de 25 minutos.



Espero que gostem,
Beijinhos
Su

3 comentários:

  1. algo que faço as vezes para aproveitar assim restos, boa sugestão.


    O Cantinho dos Gulosos

    ResponderEliminar
  2. Não como há muito tempo, também (embora há menos do que tu antes de fazer este) :) Mas é uma comida muito saborosa, prática e que rende imenso! O teu empadão ficou uma delícia :)

    ResponderEliminar