quinta-feira, 3 de janeiro de 2013

Actifry 2 em 1 - Bacalhau com batatas

Bom dia!!!

E para começar bem o ano, eu e o Tó resolvemos-nos oferecer uma Actifry 2 em 1, para cozinhar de forma mais saudável. Já tinha visto a publicidade de fazer fritos apenas com uma colher de óleo, sem perder no sabor. Já tinha visto alguns blogues que diziam que a comida era sempre deliciosa. Já estava há muito tempo a pensar... compro ou não??? Mas a decisão final deu-se quando fui à casa de uma amiga jantar e ela fez umas batatinhas na  actifry dela... Deliciosas!!!


A decisão pela 2 em 1 fez-se rapidamente, tendo em conta tratar-se do modelo mais recente. Pareceu-me bastante mais prático porque se pode utilizar a cuba de baixo para fazer o acompanhamento (ex. batatas) e o tabuleiro de cima para a proteína (ex. bacalhau). Depois a máquina também me pareceu super completa, pois não se trata apenas de uma fritadeira que frita em pouco óleo. Dá para fazer imensas receitas diferentes, desde entradas a sobremesas, e tudo de forma saudável.

Resolvi também criar um separador para as receitas em que irei utilizar a máquina, para todos aqueles que estiverem a pensar adquirir uma, ou já tiverem em casa e não souberem o que preparar.

A estreia deu-se no dia 31 para o jantar de passagem de ano. Como tive a trabalhar até as 19.00, e ainda tinha as entradas por fazer, resolvi preparar o prato na actifry.

 O prato trata-se de bacalhau com cebolada, maionese e bacon e batatas fritas. É um prato delicioso e um dos preferidos do Tó, razão pela qual é quase sempre este o prato escolhido para a passagem de ano.

Para a preparação de modo tradicional fritam-se as batatas às rodelas e reserva-se. Numa frigideira frita-se o bacalhau em azeite e coloca-se num recipiente de ir ao forno. Faz-se a cebolada e reserva-se. Espalha-se sobre o bacalhau a maionese e por cima o bacon e a cebolada, por cima colocam-se as batatas e vai ao forno.
É um prato demorado e que dá imenso trabalho, tanto na confecção como depois na arrumação da cozinha.

Resolvi então "atirar-me de cabeça" e fazer este prato na actifry na minha estreia com a máquina (seria de esperar que fizesse coisas mais simples para testar)...

Aqui está a receita passo a passo:



Ingredientes (para dois)

3 batatas médias
2 postas de bacalhau altinhas
2 fatias de bacon
2 colheres de sopa de maionese
1 cebola cortada em tirinhas
2 dentes de alho
1 colher da actifry de óleo
1/2 colher da actifry de azeite
sal fino qb

Preparação:

Lavar bem as batatas, descascar, cortar às rodelas e seca-las muito bem (um dos segredos para as batatas saírem bem é estarem bem secas).

Retirar o tabuleiro de cima e colocar na cuba de baixo as batatas, regar com uma colher de óleo e programar 40min. Seleccionar o botão 2 in 1 as vezes necessárias até encontrar o símbolo do peixe e programar 15 min.



Ligar e deixar a máquina cozinhar. (vai cozinhar por 25 min, altura em que pára, emite um sinal sonoro e espera que se coloque o tabuleiro de cima).

Enquanto a máquina funciona pode colocar já no tabuleiro de cima as postas de bacalhau (regando o bacalhau com meia colher actifry de azeite) e em cima de cada posta 1 colher de maionese (espalhando bem).

Quando a máquina emite o sinal sonoro basta abrir, colocar o tabuleiro, fechar e carregar no botão para voltar a ligar.

 Enquanto funciona cortar a cebola em tirinhas, laminar o alho e reservar. Quando faltarem apenas 5 min para acabar o tempo abrir a máquina e colocar no tabuleiro a cebola e o alho (regar com um fio de azeite) e em cima do bacalhau 1 tira de bacon. Deixar cozinhar os restantes 5 min.


Quando acabar o tempo retirar o tabuleiro, fechar a máquina e programar mais 3 min (as batatas ficam mais estaladiças). Entretanto servir o bacalhau com a cebolada por cima e cobrir com folha de alumínio até as batatas ficarem no ponto. Retirar o papel, servir as batatas por cima, colocar um pouco de sal fino e está pronto a servir.


Ficou verdadeiramente delicioso... e o melhor foi a cozinha, que ficou logo arrumadinha!!!

Bom apetite!!!

19 comentários:

  1. Olá Susana! :)

    Mas que bela prenda tu compraste! :)
    Acho amoroso o teu gato sempre à espreita! ;)

    E a estreia da máquina parece-me deliciosa!*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O Sky está realmente por toda a parte... quando menos se espera lá está ele!!!

      A prenda foi realmente um belo investimento... ;)

      Eliminar
  2. Realmente a máquina é uma óptima ajuda!
    Há que saber tirar o melhor partido da máquina pois com ela conseguimos refeições fantásticas, como aliás a que mostras :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Realmente fiquei rendida... tanto no sabor como por ser tão prática!!!

      Beijinhos

      Eliminar
  3. Eu estou como o teu SKY... minha alma esta pasma!!!! tem bom aspeto mais uma vez parabens,vou ter de negociar mesmo com o TÓ em relação aos cam...s!!! Tas uma fada do lar coisa rará,beijos.

    ResponderEliminar
  4. Tem cada coisa mais boa no seu blog... adorei, parabéns... já me fiz sua seguidora.
    Sonhosnacozinha.blogspot.com
    Beijinho

    ResponderEliminar
  5. A Actifry é uma opção fantástica! Parabéns pelo blog! ;)

    ResponderEliminar
  6. Que óptima sugestão esta, parece uma delicia. :)

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ficou realmente... melhor até do que o esperado!
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Que bela prenda. O prato ficou delicioso.

    ResponderEliminar
  8. Olá Susana,

    Este bacalhau ficou uma delícia! Adoro bacalhau com estas batatas e o toque do bacon deve ser óptimo!

    Não conhecia o teu blog, mas já estou a seguir :)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  9. Olá Susana,
    descobri o seu blog e adorei. Este bacalhau ficou sensacional.
    Beijocas

    ResponderEliminar
  10. Olá Susana!
    Tenho a minha actifry 2 em 1 quase há um mês e estou a adorá-la, já fiz muitas refeições nela e ficam sempre boas. Este Domingo fiz este bacalhau e ficou delicioso e com muito menos trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma das nossas refeições preferidas, e de fcto a Actifry é uma excelente ajuda! :)

      Eliminar